domingo, 18 de agosto de 2013

FILOSOFIA ANTIGA I

O conhecimento filosófico surgiu gradativamente em substituição aos mitos e as crenças religiosas, na tentativa de compreender o mundo e os seres que nele habitam. Deste modo, a formação do pensamento filosófico se deu da passagem do MITO para a RAZÃO.
O surgimento da Filosofia Ocidental ocorreu na Grécia Antiga, aproximadamente no século VI a.c. com os Pré-socráticos, os quais procuravam a arché - o primeiro princípio de todas as coisas. Por isso, a Filosofia na sua origem trata das questões cosmológicas, especulando a respeito da origem e natureza do mundo físico.
 
 

ALGUNS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
 
 
TALES DE MILETO (624 - 558 a.c.): Considerava a água, a origem de todas as coisas.
 
 
Fonte da imagem: philosophicaest.blogspot.com 
 
 
  Fonte da imagem: energiaxmeioambiente.blogspot.com

 
ANAXIMANDRO (610 - 547 a. c.): Discípulo e sucessor de Tales. Era geógrafo, astrônomo, matemático e político. Acreditava que não podia existir um único elemento unificador que explicasse o todo. Considerava o infinito a origem de tudo.
 
Fonte da imagem: pelasbarbasdeneptuno.blogspot.com 

 
   
ANAXÍMENES (585 - 528 a.c.): Discípulo de Anaximandro. Dedicava-se ao estudo da metereologia. Coloca como princípio primeiro e essencial, o ar, que é eterno e nos mantém unidos.
 
 
Fonte da imagem: pt.wikipedia.org

 Fonte da imagem: www.sempretops.com


 
HERÁCLITO DE ÉFESO (540 - 480 a.c.): Para ele, a natureza é uma constante transformação, um vir-a-ser. Tudo flui. Segundo ele, um homem jamais poderá entrar duas vezes no mesmo rio, pois, nem o homem, nem o rio serão os mesmos.
 

 Fonte da imagem: www.brasilescola.com 

 Fonte da imagem: www.babooforum.com.br 


PITÁGORAS (580 - 497 a.c.): Sua grande obra foi o Teorema de Pitágoras. Para ele "Todas as coisas são números". O número é a arché de todas as coisas.
 
 

 Fonte da imagem: misteriosdomundo.com 

 Fonte da imagem: www.teclasap.com.br 
 
DEMÓCRITO (460 - 376 a.c.): Foi discípulo de Leucipo. Foi fundador do atomismo, onde considera que todas as coisas são compostas por átomos, partículas invisíveis, indivisíveis e imutáveis. 
 
 
 Fonte da imagem: www.inovasyonel.com -



 (Resumo extraído de textos da obra: TOMELIN, J. F.; TOMELIN, K. N. Diálogos Filosóficos. Blumenau: Nova Letra, 2005, p. 57 e 226/7).
 
 
  
Obs.: Existiram mais Filósofos Pré-Socráticos. E além disso, podemos afirmar que a Filosofia pode ser considerada a "mãe" de todas as ciências, as quais com o passar do tempo foram adquirindo autonomia, obtendo um objeto específico para investigação. Tentem perceber a relação da Filosofia com as demais disciplinas que vocês estudam no Ensino Médio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário