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SÓCRATES, O PENSADOR
Sócrates foi um dos principais filósofos do Ocidente, não deixou nada escrito, muitos diziam e ainda dizem que ele não existiu, mas, por outro lado encontramos os relatos dos seus discípulos que transmitiram os seus supostos pensamentos e ensinamentos em frases como: “Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”. Mas o que significam estas frases?
A primeira nos diz que por mais que pensamos em alguma coisa, sempre descobriremos algo a mais sobre ela. A segunda, pede para nos conhecermos profundamente e refletirmos mais sobre o que fazemos e sobre o que supomos saber.
Sócrates ensinava as pessoas de maneira diferente, ele perguntava para elas sobre algum assunto e mostrava que inicialmente elas não sabiam quase nada, deste modo, por meio da ironia e da maiêutica ele continuava interrogado as pessoas até elas formularem um conhecimento mais elaborado e significativo sobre o assunto. E assim ficou conhecido Sócrates, um grande filósofo que marcou gerações.
E. E. B. Estanislau Schumann. Marlon K., 1ª. 3.
A FILOSOFIA SOCRÁTICA
Sócrates foi um pensador muito conhecido e “desenvolveu” a Filosofia que hoje estudamos. Seus métodos eram: a ironia e a maiêutica, as quais facilitavam muito o diálogo e a busca pelo conhecimento. Ele perguntava às pessoas sobre vários assuntos da sociedade grega, mostrava o quão pouco elas sabiam e as incentivava a buscar um conhecimento melhor e a estudar os diversos valores e crenças que acreditavam. Procurava dar à luz às novas ideias.
Deste modo, a Filosofia se tornou uma disciplina que estimula a crítica, o pensamento e o argumento lógico, estando relacionada muitas vezes com outras matérias que estudamos. Uma disciplina que busca a pesquisa, o questionamento e a compreensão.
O grande pensamento de Sócrates é: “Só sei que nada sei”. Através desta ideia, ele demonstra que foi uma pessoa humilde, que “desconhecia” o saber de todas as coisas, mas ao mesmo tempo indicava a importância de procurarmos o conhecimento, tentar entender, elaborar conceitos e ter uma opinião própria sobre os vários temas que estamos constantemente envolvidos na sociedade.
E.E. B. Estanislau Schumann. Murylo S., 1ª. 3.
SÓCRATES
É tradicionalmente considerado um marco divisório na História da Filosofia. Nascido em Atenas, filho de um escultor e de uma parteira, Sócrates dialogava com todos, levando-as perceber o quão insuficiente eram as suas respostas.
O método dialético por ele usado consistia na ironia e na maiêutica. Através da maiêutica (arte de trazer à luz novas ideia), buscava um conhecimento mais elaborado, interrogava a pessoa até ela dar “à luz” a um conhecimento verdadeiro.
Com sua ideia principal: “Só sei que nada sei”, fazia e faz até hoje as pessoas refletirem como é pequeno o seu conhecimento perante o mundo e a importância de refletir constantemente tudo o que nos cerca.
E. E. B. Estanislau Schumann. Ana Carolina L. S., 1ª. 3.
SÓCRATES E A FORMAÇÃO DE IDEIAS
Sócrates foi um dos primeiros filósofos ocidentais. Ele começou a observar e a perguntar sobre o mundo, queria saber o “por que”, “como”, “o que”, ou seja, entender os motivos, as circunstâncias de tudo o que observava e avaliava o seu redor. Os questionamentos despertavam - lhe o interesse em aprofundar e a buscar o conhecimento.
Quando Sócrates dialogava com as pessoas, fazia com que ela refletisse sobre o seu ato, sobre o que falou. Interrogava e as deixava na dúvida, colocava a pessoa para pensar e entender realmente o sentido das coisas. Isso demonstra que nós estamos constantemente mudando de ideias, pensamos de formas diferentes, mas devemos ser despertados pelo pensamento crítico.
Mesmo sendo considerado um sábio, Sócrates buscava conhecer cada vez mais e isso despertava novas perguntas e reflexões.
E.E. B. Estanislau Schumann. Elizane M., 1ª. 4.
Aproveitando o ensinamento socrático, no qual por meio dos questionamentos, despertamos nossas reflexões e consequentemente o espírito crítico, proporcionaremos algumas “provocações”: Como seria o mundo sem a Filosofia? O retorno da disciplina de Filosofia nos currículos escolares brasileiros é algo imprescindível para a formação do cidadão? De acordo com o relato de filósofos posteriores, Sócrates foi condenado à morte pela sociedade grega antiga (principalmente pelos governantes), por instituir a dúvida e estimular a reflexão das pessoas, e hoje, como a nossa sociedade “enxerga” as pessoas questionadoras e críticas da “verdade” estabelecida pela mídia, pelo senso comum e por alguns meios de poder?
Fonte da imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Muito interessante e instrutivo. Parabéns profª. :)
ResponderExcluirObrigada Ricardo, e este é o principal objetivo: incentivar e auxiliar nos estudos de vocês.
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