Depois de realizarmos em sala de aula a exposição teórica e discussão sobre o que é o Homem e qual as suas condições no mundo, assistimos e analisamos algumas partes do filme O Enigma de Kaspar Hauser. Eis algumas considerações dos alunos (as) sobre o mesmo:
Fonte da imagem: pedagogiaunesi.blogspot.com
Uma
Realidade Desconhecida
Podemos
perceber que o filme mostra uma realidade desconhecida e até assustadora, pois
Kaspar Hauser vivia em uma torre, isolado de tudo e de todos e nem sequer sabia
se mexer. Com o passar do tempo, o seu pai lhe ensinou algumas palavras e a dar
os seus primeiros passos, ele não imaginava que havia um mundo lá fora.
O
seu pai o levou para a cidade e o deixou, despertando a curiosidade das pessoas.
Alguém se aproxima para ajudá-lo e se depara com um ser completamente indefeso,
pois, ele não tinha nenhuma noção de perigo. Com pena do pobre rapaz, as
pessoas decidem ensiná-lo o “verdadeiro” sentido da vida.
Com
isso, podemos perceber que o ser humano precisa viver em sociedade, pois, é o
que nos torna realmente humanos. Kaspar começa a descobrir um universo onde
tudo tem forma e nome e fica fascinado com o simples fato de aprender a falar.
Isso nos prova que nunca é tarde para aprender algo. (E.E.B. Estanislau Schumann. Alessandra; Patricia, 3ª.
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Kaspar Hauser
– O Filme
Em
pleno século XXI, não podemos imaginar viver como Kaspar Hauser, sem ter
contato com a sociedade e seus conflitos. Porém, Kaspar nos mostra que se pode
viver sozinho, mesmo que não obtenha o desenvolvimento mental e físico das
pessoas que tem contato com a sociedade, e podemos afirmar que Kaspar tem uma virtude que muitos
em nossa sociedade não são capazes de manter, que é a sua “criança” interior,
pois, mesmo sozinho brincava com o seu cavalinho como se fosse um bem precioso.
Ao
ser retirado do isolamento, não tinha nenhuma coordenação motora, mas depois
obteve com as pessoas determinadas em lhe ensinar as principais formas de
comunicação no dia-a-dia, principalmente as crianças.
Com
essa determinação, Kaspar foi capaz de se tornar uma pessoa a demonstrar os seus
sentimentos e tentar solucionar os problemas da sociedade que foram escondidas
por muito tempo de seu entendimento. (E.E.B. Estanislau Schumann. Lidiane, 3ª. 1)
KASPAR HAUSER
No
filme O Enigma de Kaspar Hauser, percebemos que o personagem vivia sozinho
trancado em uma torre por seu pai e viveu lá até ficar adulto. Ele não sabia
andar, falar, ficava apenas deitado ou sentado, ele não sabia comer sozinho e
brincava com um cavalinho de madeira pequeno. Depois, quando adulto, o seu pai
ensinou-o a andar e falar algumas palavras, depois o deixou em uma sociedade
com uma carta na mão.
As
pessoas o acolheram em suas casas, as crianças o ensinaram a falar mais e andar
direito. Eles fizeram alguns testes com Kaspar e ele demonstrou ter
sentimentos, sensibilidade. Portanto, o homem é capaz de aprender em qualquer
idade, no filme, mostra ele aprendendo várias coisas depois de adulto e hoje,
observamos várias pessoas que depois dos 50 anos voltam a estudar e aprendem a
lidar com as novas tecnologias, principalmente com a internet. (E.E.B. Estanislau Schumann. Rosi; Tatiane,
3ª. 1)
Análise do filme O Enigma de Kaspar Hauser
Segundo
o que relata o filme, Kaspar Hauser foi encontrado em uma torre em um estado
muito mal, ele não conseguia movimentar-se, falar, agia de um jeito diferente
onde ele está sentado e brinca.
Ele
viveu durante muito tempo isolado do mundo, das pessoas e não aprendeu nada,
nem a falar, pois, passava dia e noite fechado em uma torre. O homem na
realidade não consegue viver sempre sozinho, isolado de tudo e de todos. Na
realidade, ele desta forma não vai aprender muitas coisas.
O
que torna o ser humano realmente humano é a sua capacidade de construir, de
transformar o mundo e principalmente o seu caráter, bem como o simples fato de
ser diferente do outro. O homem tem uma capacidade tão grande, que em uma simples
convivência com os outros, ele poderá aprender algo e em qualquer lugar, hora
ou idade. Desta forma, ele também poderá ensinar muitas coisas, um exemplo, é o
incentivo que o governo oferece com o programa de ensino para jovens e adultos,
pois, todos tem a capacidade de aprender. (E.E.B. Estanislau Schumann. Dislaine; Katia; Andriele de F., 3ª.
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O Enigma de Kaspar Hauser
Assistindo a esse filme, foi possível observar a complexidade da natureza humana. Hauser foi abandonado pelo próprio pai em uma torre, condenado a ser excluído do convívio social.
Nesse momento, já podemos observar que muitas vezes o caráter humano oscila entre o bem e o mau, isso se torna mais claro quando o aristocrata vai buscar o seu filho, seria remorso ou curiosidade?
Quando Kaspar foi encontrado, ele estava em uma situação deplorável, estava imundo de sujeira. Porém, algo é perceptível, ele aprendeu algumas coisas por instinto, como comer e brincar com o seu cavalinho de madeira.
Mas, mesmo vivendo isolado, sem saber quem era o ser humano, ele não vivia totalmente sozinho, pois, dependia dos alimentos que o levavam e assim acontece com todos nós.
Ninguém jamais vive sozinho, dependemos uns dos outros. Mesmo que não pensemos iguais, que não sejamos iguais, a nossa sociedade depende justamente das nossas diferenças, é a nossa capacidade de nos completarmos que nos torna realmente humanos, é a nossa empatia natural, com os nossos sentimentos e a forma como eles refletem na sociedade.
Em suma, este filme nos mostra que dependemos de todos e sempre podemos aprender. Não importa a nossa idade, o nosso cérebro sempre estará ativo, captando o que passa ao nosso redor, procurando absorver coisas novas. (E.E.B. Estanislau Schumann. Joice; Elvira, 3a. 1)
Kaspar Hauser vivia trancado em uma torre pelo seu pai. Suas ações eram comparadas a de um animal. Quando ficava sozinho, ele não demonstrava saber alguma coisa, pois, não havia possibilidades para ele aprender algo.
O homem por si só, vivendo isolado da sociedade, não consegue viver, pois, não há como saber, falar sem ouvir e nem aprender a escrever sem que alguém ensine.
O que torna o ser realmente humano são suas condições de trabalho, comunicação, condição social, biológica, cultural, entre outras. O homem tem a capacidade de aprender, independentemente da idade, pois, ele tem a capacidade de pensar e agir, refletir e principalmente a capacidade de aprender. (E.E.B. Estanislau Schumann. Alana; Denise, 3a. 4)
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